quarta-feira, 7 de julho de 2010

Guia de Campo - Identificação das Árvores do Parque da Vila

No ano em que se celebra a Biodiversidade, a Anime não podia deixar de assumir o seu compromisso na salvaguarda e respeito pelo Meio Ambiente.
Aproveitando o facto de esta associação se encontrar fisicamente próxima do Parque Natural da Arrábida e reconhecendo que está inserida na Vila da Quinta do Conde que actualmente apresenta um crescimento exponencial da sua população, mas que ainda partilha um equilíbrio entre o aumento da malha urbana e alguma protecção ambiental, seria decisivo nesta fase, desenvolver uma ferramenta que sensibilizasse as gerações mais velhas e educasse as gerações mais novas para uma tomada de atitude em relação à Natureza e importância que ela tem.
É deste modo que nasce o Guia de Campo de Identificação de Árvores do Parque da Vila da Quinta do Conde. Sendo reconhecido o papel e contributo da presença de parques e jardins nos centros urbanos, como espaços privilegiados de contacto directo e de vivência com a Natureza, contribuindo para a melhoria do ambiente e qualidade de vida das populações.
O Parque da Vila, não é excepção e desde a sua conclusão em 2008, tem crescido a proporcionar
espaços para o lazer e momentos lúdicos potenciadores de atitudes cívicas e pedagógicas.
Um guia desta dimensão, muito mais que uma orientação pedagógica, é uma tomada de atitude.
Ele é graficamente composto por cerca de 135 ilustrações, apresentação e descrição das 21 espécies de árvores existentes no parque, no que diz respeito à sua nomenclatura e classificação botânica. São também propostas actividades tais como: medir uma árvore; copiar a sua textura;
fazer um herbário ou até mesmo fazer a sua classificação, através do preenchimento de uma ficha. Esperamos que este guia, ajude a compreender e respeitar a Natureza que nos circunda e nos faculta todos os recursos necessários para a manutenção do nosso próprio suporte básico de vida.



1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.