domingo, 10 de junho de 2012

Boas Notícias para a Biodiversidade da Ribeira de Coina



Na semana dedicada ao Ambiente, o projeto AnimeNatura fez mais uma saída de campo, desta feita com a Investigadora Carla Sousa Santos,  de Pós-Doutoramento na Unidade de Investigação em Eco-Etologia/ Centro de Biociência do ISPA-IU.
 
Esta saída revelou-se de grande importância, pois serviu para confirmar a existência da Boga Portuguesa na ribeira de Coina. Para o provar, foi feita a recolha de ADN necessária para caracterizar esta comunidade e identificar as suas características, sendo algo que é feito pela primeira vez na história desta ribeira. Para além desta identificação e captura foram ainda identificadas mais duas espécies piscícolas: a Verdemâ e a Gambúzia, sendo esta última uma espécie exótica.
 
Neste dia a equipa de trabalho ainda deu início à preservação da Boga Portuguesa numa das lagoas do Futuro Parque da Ribeira, através da transladação de 3 exemplares para este novo biótipo. Serão agora monitorizados através do projeto AnimeNatura com o apoio deste Centro de Investigação em Eco-Etologia.
 
Agradecemos uma vez mais a participação e grande contributo da Investigadora Carla Santos.
 
Identificação científica:
Boga Portuguesa - Iberochondrostoma lusitanicum       (foto 1)
Gambúzia - Gambusia affinis                                        (foto 2)
Verdemã - Cobitis paludica                                           (foto 3)

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Recolha e Análise da Qualidade da Água da Ribeira de Coina



No âmbito da Proposta de valorização do Corredor Ecológico da Ribeira de Coina, nomeadamente através da parceria estabelecida com a empresa Carmona.SA, foi efectuada a primeira colheita de águas da ribeira no sentido de perceber quais são os indicadores físico-químicos da sua qualidade. Em breve serão divulgados os resultados destas primeiras colheitas.
 

5 de Junho - Dia Mundial do Ambiente


Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Ambiente, a Anime apresenta a Proposta de Valorização da Ribeira de Coina, um documento que visa o envolvimento de diferentes parceiros e da população em geral, num conjunto de medidas para a melhoria e conhecimento deste corredor natural por excelência, a ribeira de Coina.