quarta-feira, 21 de julho de 2010

Percursos Pedestres da Quinta do Conde

No sentido de dar a conhecer a biodiversidade circundante da Vila da Quinta do Conde, a Anime iniciou um trabalho de campo através da realização de percursos pedestres e monitorização da fauna e flora existente nos mesmos. Desde o mês de março que nos deslocamos ao campo e fazemos visitas abertas ao público, registando em fotografia o que é observado. Privilegiamos a área natural da Ribeira do Marchante, criando 3 circuitos adjacentes à Ribeira de Coina:
  • P1 - Ribeira
  • P2 - Negreiros
  • P3 - Marchante
Estamos a trabalhar os mapas dos percursos com o intuito de estendermos as nossas acções ao público em geral que queira participar e desfrutar da Natureza tal como ela deve ser respeitada.
Esperamos efectuar o lançamento destas ferramentas durante o mês de julho, por enquanto aqui revelamos alguns detalhes do projecto.
Estejam atentos à nossa agenda.




quarta-feira, 7 de julho de 2010

Onde posso adquirir o Guia de Campo de Identificação das Árvores do Parque da Vila da Quinta do Conde?

Muito bem!
Pode adquirir o guia nos seguintes locais:

Horário de funcionamento: de 3.ª feira a sábado, das 10h00 às 13h00.
Localização: Mercado Municipal da Quinta do Conde


Horário de funcionamento: de 3.ª feira a sábado, das 14h00 às 20h00.
Localização: Junto ao Parque da Vila, Edifício do Pingo Doce


Horário de funcionamento: de 6.ª feira a 3.ª feira, das 9h00 às 12h00 e das 17h00 às 20h00.
Localização: Parque da Vila da Quinta do Conde

Guia de Campo - Identificação das Árvores do Parque da Vila

No ano em que se celebra a Biodiversidade, a Anime não podia deixar de assumir o seu compromisso na salvaguarda e respeito pelo Meio Ambiente.
Aproveitando o facto de esta associação se encontrar fisicamente próxima do Parque Natural da Arrábida e reconhecendo que está inserida na Vila da Quinta do Conde que actualmente apresenta um crescimento exponencial da sua população, mas que ainda partilha um equilíbrio entre o aumento da malha urbana e alguma protecção ambiental, seria decisivo nesta fase, desenvolver uma ferramenta que sensibilizasse as gerações mais velhas e educasse as gerações mais novas para uma tomada de atitude em relação à Natureza e importância que ela tem.
É deste modo que nasce o Guia de Campo de Identificação de Árvores do Parque da Vila da Quinta do Conde. Sendo reconhecido o papel e contributo da presença de parques e jardins nos centros urbanos, como espaços privilegiados de contacto directo e de vivência com a Natureza, contribuindo para a melhoria do ambiente e qualidade de vida das populações.
O Parque da Vila, não é excepção e desde a sua conclusão em 2008, tem crescido a proporcionar
espaços para o lazer e momentos lúdicos potenciadores de atitudes cívicas e pedagógicas.
Um guia desta dimensão, muito mais que uma orientação pedagógica, é uma tomada de atitude.
Ele é graficamente composto por cerca de 135 ilustrações, apresentação e descrição das 21 espécies de árvores existentes no parque, no que diz respeito à sua nomenclatura e classificação botânica. São também propostas actividades tais como: medir uma árvore; copiar a sua textura;
fazer um herbário ou até mesmo fazer a sua classificação, através do preenchimento de uma ficha. Esperamos que este guia, ajude a compreender e respeitar a Natureza que nos circunda e nos faculta todos os recursos necessários para a manutenção do nosso próprio suporte básico de vida.



terça-feira, 6 de julho de 2010

Fichas de Identificação das Árvores do Parque da Vila - parte 2







Fichas de Identificação das Árvores do Parque da Vila da Quinta do Conde


No ano passado, mas propriamente por ocasião do Dia Mundial da Árvore, a Anime dava início a esta aventura ambiental, criando um instrumento de trabalho e de consulta, privilegiando o novo espaço verde criado na Vila da Quinta do Conde - o Parque da Vila.
Este parque tinha sido inaugurado no dia 1 de Junho de 2008 e no mesmo foram plantadas as seguintes espécies: Acer campestre (Bordo da Noruega), Crataegus monogyna (Abronceiro), Tipuana tipu (Tipuana), Tilia cordata (Tília-silvestre), Melia azedarach (Amargoseira), Celtis australis (Lódão-Europeu), Fraxinus angustifolia (Freixo Comum), Liquidambar styraciflua (Árvore do Âmbar), Prunus cerasifera (Ameixoeira-de-Jardim), Acer campestre (Bordo Comum), Tilia platyphyllos (Tília-da-Holanda), Gingko biloba (Ginko), Populus simonii (Choupo), Lagerstroemia indica (Árvore de Júpiter), Quercus coccinea (Carvalho-Vermelho-Americano), Quercus rubra (Carvalho Americano), Cercis siliquastrum (Olaia), Olea europaea (Oliveira), Phoenix canariensis (Palmeira das Canárias), Quercus faginea (Carvalho-Cerquinho), Cedrus deodara (Cedro-do-himalaia).
Desde modo, decidiu-se criar umas fichas de identificação de cada espécie, onde fossem apresentadas, a sua descrição geral, origem e distribuição, utilidades e aplicações, tipo de copa, época de floração, frutificação, ano de plantio e número de exemplares plantados no parque.
Do ponto de vista da educação ambiental, consideramos estas fichas, um apoio útil para ajudar o visitante comum a compreender as principais características destas espécies.


segunda-feira, 5 de julho de 2010

Bem-vindos :)


É com muito apreço que damos início a mais uma etapa das nossas vivências e experiências. Tal como foi anunciado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade. A Anime enquanto organismo de transmissão de mensagens e de apelo à educação e consciencialização ambiental, não quis deixar passar em claro a oportunidade de se juntar à causa e deste modo, apelar à comunidade em que está inserida, para encarar a Natureza como fonte essencial e determinante para a nossa própria existência e sobrevivência.
Aproveitamos o facto de estarmos bem próximo de um dos Parques Naturais de maior relevância para o país como é a Arrábida e se pararmos um pouco e observarmos melhor, depressa conseguimos perceber de que essa Natureza que mencionamos, não só se limita geograficamente à área protegida do parque natural. Ela está mesmo ao lado da nossa porta. Proteger o Ambiente e assumir este património para as gerações futuras é a nossa maior responsabilidade enquanto cidadãos, e sobretudo uma obrigação. Para tal, é nos pedido compreender que desde que nascemos, a Natureza encarregou-se de nos dar os recursos essenciais e que sem eles, não nos era permitido viver.
Desde o início deste ano, que iniciamos a Aventura de conhecer o ecossistema mais próximo, reconhecendo que também temos algumas espécies de animais e plantas bem perto de nós, merecendo o nosso respeito, sabendo que muitos de nós nem faz a mínima ideia de que eles existem, talvez porque passamos muito tempo agarrados ao trabalho, ao lazer de 'plástico' ou do sofá.
Este é o convite que fazemos a todos vós, venham conhecer a Natureza que está à porta da vossa casa.
Nas próximas mensagens iremos demonstrar algumas das formas de apreciar e ajudar a sensibilizar para o Meio Ambiente que nos circunda e é essa a nossa Missão.

Bem Hajam